terça-feira, 18 de outubro de 2011

Educação Física Escolar

            Um dos grandes desafios da Educação Física escolar é o de proporcionar aos alunos, brincadeiras e jogos que possibilitem o conhecimento do seu próprio corpo e de suas partes, trabalhando com o esquema corporal.
            As experiências relacionadas à educação motora são essenciais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Essas vivências podem ser garantidas através de atividades que permitam a expressão e a criação, enfim, o corpo em movimento agindo em todas as suas possibilidades de expansão, a partir disso o professor(a) de Educação Física deve ter a sensibilidade de perceber e ajudar a criança nas suas dificuldades.
            Alem disso a Educação Física embasada com brincadeiras e jogos colabora muito com a interação social da criança, pois é durante as brincadeiras que ela começa a se relacionar com outras crianças e adultos, começando a interagir em uma sociedade, aprendendo a respeitar os outros, conviver com diferentes situações e com as diferenças de cada ser humano. 

Um comentário:

  1. Olá colega Vanussa!
    Muito relevante as suas considerações frente a educação física, pois percebo diariamente a importância de trabalhar a motricidade dos educandos bem como a expressão corporal. É significativo pensar a educação física além de um mero jogo de futebol, pois ela busca trabalhar toda a corporeidade.
    Simoni Grams Bergamin
    A ludicidade é essencial na vida das crianças pricipalmente. Através do lúdico é possível trabalhar o ser humano em sua totalidade, ou seja, corpo e mente (corporeidade). Para tanto a escola deve mudar sua perspectiva bitolada de condicionamento, e começar a desvendar os problemas em seu gerador. E sabemos que a aprendizagem não ocorre de forma linear, mas é um processo que está em construção durante toda a vida. Penso uma educação que possibilite aprendizagens para toda a vida.
    Que legal está o teu blog!

    ResponderExcluir